O MUNICÍPIO DE SANTIAGO

 

A concepção do Município de Santiago aconteceu durante o período das Missões Jesuíticas, em 1634, quando era caminho para a passagem de tropas de gado. Conta-se que devido a uma capela, erigida pelos jesuítas em homenagem a São Thiago, originou-se o nome do Município. O Boqueirão de Santiago, no ano de 1834, contando com três ou quatro chácaras e estâncias, aparece nos escritos do diplomata francês Arsènne Isabelle, em viagem pelas regiões missioneiras. A vila de Santiago do Boqueirão, em 1938, emancipa-se e passa a ser chamada de Santiago.

Localizado ao sul do Planalto das Missões, a 439m acima do nível do mar, possui como coordenadas: Latitude 29°09’50”S e Longitude 54°51’32”W, localização geográfica privilegiada em relação às principais capitais e cidades dos países integrantes do MERCOSUL.

Com área de 3.867 Km² e 50.000 habitantes (45 mil na zona urbana), o Município está entre os 50 maiores do Estado. Suas vias de acesso, todas pavimentadas são: BR 287: acesso desde a fronteira com a Argentina (Santo Thomé – 150 km) e da Capital do Estado (Porto Alegre – 470 km); RS 168: liga aos Municípios de Bossoroca e São Luiz Gonzaga até a BR 285, principal rodovia do norte do Estado do Rio Grande do Sul; e RS 377: acesso desde Quarai (fronteira com o Uruguai – Artigas), passando por Alegrete, São Francisco de Assis, até a BR 285, na cidade de Ijuí.

A economia do Município se destaca, na pecuária, pela criação de bovinos e ovinos; e na agricultura, pela produção de soja, milho e feijão. Na cidade, o comércio bastante diversificado conta, aproximadamente, com 1400 estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, que exercem forte influência econômica na região, consolidando Santiago como uma cidade polo regional de desenvolvimento nas áreas de saúde, educação e transporte.

No setor de comunicações, são cinco emissoras de rádio FM e uma emissora de rádio AM, três jornais de circulação semanal, escritório da RBS TV, afiliada à Rede Globo (geradora em Santa Maria/RS) e repetidoras de sinal de TV (Bandeirantes, Globo, SBT, Rede TV e TVE/RS). Possui também estrutura para operação de telefonia móvel celular, postos de atendimento em vários pontos da cidade, dois provedores de Internet e agência dos Correios.

A cidade é sede de um dos Campi da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus Santiago, que conta com 13 cursos de graduação – Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Agrícola, Farmácia, História, Letras (Português e Espanhol), Matemática, Pedagogia e Psicologia.

Devido à localização estratégica, Santiago é um importante centro militar do Exército e da Aeronáutica, sediando o Quartel-General da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro e uma Unidade de radar do CINDACTA II.

Possui ainda oito Agências Bancárias: Banco do Brasil S/A, Banco Bradesco S/A, Banco HSBC S/A, Banco Santander S/A, Banco Itaú S/A, Banco Sicredi, Banrisul e Caixa Econômica Federal; dois Hospitais; um Pronto-Socorro de Urgência e Emergência e um Pronto-Socorro Clínico.

 

Temos 8 visitantes e Nenhum membro online

Acessos 674703