Encampando a ideia do então treinador, Edson Roberto Xarão Machado, o Cruzeiro Esporte Clube resolveu promover, em 1989, o Torneio Internacional de Futebol Juvenil denominado “Romeu Goulart Jacques”, em homenagem ao fundador do Clube, com a finalidade de valorizar o futebol desenvolvido pelos clubes na categoria juvenil, congregando, através do esporte, países da América do Sul e de outros continentes, oportunizando a revelação de jogadores nessa categoria.

São parceiros, desde a primeira edição do Torneio:

- Prefeitura Municipal de Santiago;

- Comando da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro, através de suas Unidades subordinadas, sediadas no Município;

- Brigada Militar do Rio Grande do Sul, através do 5º Regimento de Polícia Montada, sediada no Município;

- Federação Gaúcha de Futebol.

Os jogos são realizados em Santiago, no Estádio Alceu Carvalho, de propriedade do Cruzeiro Esporte Clube, que tem capacidade para 5.000 pessoas e, eventualmente, em sub-sedes próximas.

O Torneio Internacional de Futebol Juvenil Romeu Goulart Jacques obteve, em 1993, a chancela oficial da Confederação Brasileira de futebol (CBF) e, em l994, a autorização da Féderation Internacional de Football Association (FIFA). Nesse mesmo ano de 1994, a participação do Club Cerro Porteño, do Paraguai trouxe a definitiva integração esportiva do MERCOSUL (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), somada à transposição das fronteiras esportivas continentais, com a participação da Seleção Juvenil de Futebol da República Popular da China, fato que se repetiu no ano seguinte (1995).

A convite do Organizador, Cruzeiro Esporte Clube, já desfilaram seu futebol em Santiago, grandes clubes brasileiros, argentinos, paraguaios, mexicanos, uruguaios, dinamarqueses, chineses, japoneses, bolivianos, equatorianos, chilenos, alguns países entre tantos já participantes do torneio.

Ao longo de suas edições, a competição revelou e revela grandes talentos, com performances brilhantes em seus clubes e Seleções Nacionais, além de tantos outros jovens atletas que, nesta competição, começaram a forjar promissoras carreiras futebolísticas.

Denominado oficialmente até a 13ª edição como “Torneio Internacional de Futebol Juvenil Romeu Goulart Jacques”, com o advento do novo século, passou a denominar-se “Copa Santiago de Futebol Juvenil”, cujo troféu de honra ao campeão leva o nome do inesquecível Romeu Goulart Jacques, fundador do Cruzeiro Esporte Clube e grande incentivador das categorias de base.

Temos 25 visitantes e Nenhum membro online

Acessos 673064